Chico César é principal atração cultural do 13º Congresso GIFE

abril 25, 2025

Inscritos no evento poderão retirar seus ingressos durante o evento;  show terá ingressos gratuitos à população e arrecadação de alimentos para o Programa Ceará sem Fome

O cantor e compositor Chico César será a principal atração cultural do 13º Congresso GIFE, o maior encontro da América Latina sobre Investimento Social Privado, que será realizado em Fortaleza (CE) entre os dias 7 e 9 do próximo mês. O show do artista paraibano será no dia 8, na Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria Estadual de Cultura e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. 

Autor de sucessos como “Mama África”, “À Primeira Vista” e “Deus Me Proteja”, o paraibano se apresenta na Gare, com acessibilidade em Libras. “Vestido de Amor” é o nome do show que irá trazer canções do álbum homônimo, o mais recente da carreira do artista, lançado em 2022. Nesta obra, Chico César celebra seu encontro e admiração pela África, com onze faixas que vão do forró ao reggae jamaicano, passando pelo calipso, rumba zairense, coco e rock.

Reconhecido não só pelas suas letras como também por ser um melodista eclético, que absorve múltiplas referências e linguagens musicais, o paraibano de Catolé do Rocha aposta na profusão de ritmos e encontros dentro de uma proposta panafricanista, tanto que o próprio álbum foi o primeiro de Chico totalmente produzido no exterior. O disco conta com as ilustres participações de Salif Keita e Ray Lema, dois grandes nomes da música africana. Além destas composições, o público ainda poderá ouvir clássicos dos 35 anos da trajetória de Chico César. A abertura do show será com o DJ cearense Nego Célio Ele apresenta a discotecagem “Salada Sonora Brasileira”, um projeto que contempla uma diversidade de ritmos e gêneros nacionais, indo do samba rock ao forró e contemplando também a música nordestina e ancestral. 

Os participantes do 13º Congresso GIFE devem retirar seus ingressos durante o evento; já os ingressos para a população de Fortaleza estarão liberados, gratuitamente, pelo Sympla da Estação das Artes, a partir das 14h desta quarta-feira (30). Serão distribuídos 1,5 mil ingressos por meio desta plataforma [1 ingresso por CPF]. 

Haverá, ainda, a garantia de entrada para mais 500 pessoas, por ordem de chegada no dia do evento, a partir das 18h. O acesso à Estação das Artes só será permitido até 21h. Na ocasião, o público será incentivado a doar 1kg de alimento não perecível (exceto sal) destinado ao Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado do Ceará, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade.

SERVIÇO

13º Congresso GIFE — Show “Vestido de Amor” de Chico César

8 de Maio, das 18h às 22h

Local: Estação das Artes – R. Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza

Inscritos no Congresso GIFE deverão retirar seus ingressos durante o evento. 

Ativista Abigail Disney confirma vinda ao Brasil para 13º Congresso GIFE

abril 22, 2025

A ativista, documentarista e filantropa Abigail Disney — uma das herdeiras de Walt Disney — virá ao Brasil para participar do 13º Congresso GIFE – Desconcentrar Poder, Conhecimento e Riquezas. Promovido pelo GIFE, em Fortaleza (CE), o encontro reunirá mais de mil lideranças nacionais e estrangeiras do setor. 

Com 64 anos de idade, Abigail Disney herdou, aos 21, uma fortuna de 10 milhões de dólares deixada pelo tio-avô. Estima-se que, de um patrimônio atual na casa de 500 milhões de dólares, ela tenha doado mais de 70 milhões de dólares a causas relacionadas com mulheres em situação de vulnerabilidade. 

Entre as bandeiras de seu ativismo, Abigail também defende a taxação de super-ricos. Em 2023, juntou-se a mais 200 milionários que, em carta aberta ao Fórum Econômico de Davos/Suíça, pediram que eles fossem tributados “para o bem comum”. No mesmo ano, ela foi presa em Nova York/EUA por participar de um bloqueio no aeroporto regional de East Hampton/Wainscott durante protesto contra jatos particulares “de ricos investidores em combustíveis fósseis e poluidores”.

O convite para uma mulher como Abigail Disney ser uma das principais personalidades do 13º Congresso GIFE também busca incentivar a ampliação da diversidade de gênero no Investimento Social Privado: um dos principais desafios do setor no Brasil.  

O estudo qualitativo inédito “Olhares do ISP: reflexões e análises à luz do Censo GIFE“, de 2024, ressaltou a concentração de pessoas brancas em espaços de tomada de decisão, como os conselhos deliberativos e o quadro de lideranças executivas das maiores instituições filantrópicas do país associadas ao GIFE. Outra pesquisa referência para o setor, o Censo GIFE 2022-2023 também constatou, em números, que cerca de dois terços das cadeiras nestes conselhos são ocupadas por homens. 

“Não se pode mais ignorar questões que demarcam as brutais desigualdades em nossa sociedade, principalmente de gênero e raça. É urgente a busca de condições para um planeta socialmente mais equânime e ecologicamente habitável”, enfatiza o secretário-geral do GIFE. “Nesta 13ª edição, o propósito do Congresso é avançar na direção de um Investimento Social Privado ainda mais comprometido com efetivas transformações sociais e o desenvolvimento sustentável”, reforça Cassio França.

O 13º Congresso GIFE — Desconcentrar Poder, Conhecimento e Riquezas tem o apoio da Fundação ArcelorMittalFundação ItaúValeFord Foundation e Open Society.

As inscrições para o evento estão esgotadas.

Gastronomia cearense: tradição e criatividade no cardápio da sua experiência no 13º Congresso GIFE

abril 17, 2025

Fortaleza, que acaba de completar 299 anos, será o destino do 13º Congresso GIFE – e, além de um ambiente fértil para trocas e aprendizados, a capital cearense oferece uma verdadeira celebração aos sabores do Nordeste. Rica em ingredientes do sertão e do litoral, a cidade se destaca por uma gastronomia afetiva e cheia de personalidade. Em maio, com clima mais ameno e menor fluxo de turistas, os participantes do congresso têm uma oportunidade especial de conhecer a culinária local sem pressa e com muito sabor.

Um dos pontos altos é o Mercado dos Peixes, no Mucuripe – experiência imperdível para quem quer comer bem ou levar um pouco do sabor cearense para casa. Por lá, é possível escolher o peixe ou camarão direto das bancas e degustar na hora de pratos preparados nos boxes do local, sempre acompanhados de temperos marcantes e cerveja gelada. E se quiser levar, o próprio mercado vende isopor e oferece o peixe limpo e embalado, pronto para a viagem. 

Já no restaurante Colher de Pau, o clima regional se mantém, com destaque para a tradicional caranguejada às quintas-feiras e a peixada cearense. O Raiz Cozinha Brasileira também é parada certa para quem busca um cardápio criativo com alma nordestina – experimente o arroz de carneiro ou a paçoca de carne de sol.Para um almoço mais reservado, com apresentação sofisticada e sabores locais, o Maria Chica entrega uma boa fusão entre tradição e toque autoral. Outra dica querida dos fortalezenses é o Cantinho do Frango, simples, acessível e certeiro no frango na brasa com baião e macaxeira.E para uma pausa doce entre uma atividade e outra, a tradicional sorveteria 50 Sabores é parada obrigatória: são dezenas de opções, incluindo sabores regionais como graviola, tapioca, castanha e cupuaçu.

Fortaleza te espera com cultura e muita inspiração para o 13º Congresso GIFE

Fortaleza será palco do 13º Congresso GIFE Congresso GIFE e, para além dos debates e conexões, a cidade convida os participantes a mergulharem em uma cena cultural pulsante. Moderna, criativa e profundamente enraizada nas tradições nordestinas, a capital cearense oferece muito mais do que belas paisagens: é um território vivo de arte, memória e expressão.

Entre os destaques imperdíveis está o Theatro José de Alencar, uma joia arquitetônica em art nouveau com visitas guiadas e apresentações artísticas. No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, museus, galerias, feiras criativas e rodas culturais garantem imersão na arte e na cultura popular cearense. Também vale visitar o Museu da Fotografia Fortaleza, que reúne acervos de grandes nomes da fotografia brasileira e internacional e mantém exposições temporárias imperdíveis. Nas ruas, a arte urbana ganha força com murais impactantes assinados por coletivos como o Acidum Project, referência internacional na cena do graffiti e da arte contemporânea de rua.

Passeios históricos pelo Centro dão o tom da arte urbana na cidade, em bairros como o Benfica, e feiras autorais no Mercado dos Pinhões completam o roteiro de quem quer conhecer uma Fortaleza além das praias. Para quem quer dançar, ouvir boa música ou se deixar levar pelo forró, lugares como o Pirata Bar e o Órbita Bar prometem noites animadas. E ainda tem as festas juninas antecipadas, que já começam a aparecer pela cidade no mês de maio. A dica de ouro: use roupas leves e aproveite os espaços abertos da cidade cheios de histórias, sabores e sons. Afinal, Fortaleza é muito mais do que um destino – é uma experiência cultural em movimento.

Fundação ArcelorMittal: por uma vida de oportunidades

abril 8, 2025

Fundação ArcelorMittal é a organização dedicada à gestão do Investimento Social do Grupo ArcelorMittal –  líder na produção de aço no Brasil e no mundo. Há mais de três décadas, a organização impulsiona o desenvolvimento social em comunidades espalhadas pelo Brasil, buscando promover impacto social positivo e duradouro por meio de sua atuação em  educação, cultura e esporte

Com o propósito de criar oportunidades que realizam o potencial humano, os investimentos sociais da Fundação ArcelorMittal buscam descentralizar oportunidades e incentivar o desenvolvimento social. Somente nos últimos 5 anos, a Fundação ArcelorMittal realizou um investimento de R$300 milhões entre recursos próprios e incentivados. As iniciativas apoiadas pela Fundação alcançam cerca de 400 mil pessoas, anualmente, em cidades de todos os estados do país, incluindo o Distrito Federal.

A Fundação ArcelorMittal investe na educação com  foco na educação para o trabalho. Por meio da Liga STEAM, uma estratégia para a educação brasileira, busca formar educadores e jovens para atuarem em desafios reais do presente e do futuro. Na cultura, a Fundação ArcelorMittal apoia iniciativas voltadas para a democratização do acesso, à valorização e incentivo ao desenvolvimento  da cultura regional. Já no Esporte,  a Fundação ArcelorMittal aposta em iniciativas que integram a educação e o esporte,, buscando o fortalecimento do vínculo escolar e formação de atletas de base.

Além do Investimento Social Privado, realizado por meio da Fundação, a ArcelorMittal mantém programas de responsabilidade social, como o ArcelorMittal Investe de apoio a OSCs, que apoia projetos de capacitação profissional, geração de renda e inclusão social, fortalecendo o protagonismo das comunidades e suas redes de colaboração. No Ceará, por meio da operação da ArcelorMittal unidade Pecém, instalada em São Gonçalo do Amarante, essa atuação se destaca com a previsão de R$ 2,7 milhões em investimentos sociais para 2025, abrangendo ainda programas de incentivo ao empreendedorismo, impulsionando a economia local, e de diálogo social, por meio de canais diretos de relacionamento e ações com as comunidades.

Fundação Itaú: todo brasileiro com arte, cultura e educação

abril 1, 2025

A Fundação Itaú atua para ampliar o acesso à arte, cultura e educação no Brasil. Estruturada em três pilares – Itaú Cultural, Itaú Social e Itaú Educação e Trabalho –  mantém um trabalho integrado e sinérgico, baseado em dados e evidências, voltado para  a ampliação de ações e projetos que promovam avanços positivos e perenes na sociedade. 

Por meio do Itaú Cultural, promove a valorização da arte e cultura no Brasil, investindo em pesquisa, difusão, formação e fomento de artistas e manifestações artístico-intelectuais. No Itaú Social, atua na melhoria da aprendizagem e da trajetória escolar, desenvolvendo programas que impulsionam a inovação e a democratização do conhecimento com foco na Educação Infantil e nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Já por meio do Itaú Educação e Trabalhoapoia e incentiva a implementação de políticas de educação profissional e tecnológica com foco na ampliação do número de vagas, melhoria da qualidade da oferta e inclusão dos jovens no mundo do trabalho.

Um dos exemplos dessa atuação integrada é a Escola Fundação Itaú, uma plataforma online e gratuita que disponibiliza mais de 122 cursos voltados para o campo da arte, cultura e educação. A iniciativa busca capacitar profissionais e estimular o acesso a conteúdos de qualidade, promovendo uma aprendizagem contínua e acessível.

A organização ainda apoia a implementação de políticas públicas e programas que incentivam o uso da tecnologia e da inovação para gerar transformações sociais. O Edital IA para Educação fomenta projetos que aplicam inteligência artificial na melhoria da educação pública básica no Brasil, contribuindo para a inclusão digital e o desenvolvimento educacional sustentável.

Ao investir na interseção entre  arte, cultura e educação, a Fundação Itaú reforça seu compromisso com a transformação social e com a redução das desigualdades no país. Sua atuação está alinhada aos debates sobre a desconcentração de poder, conhecimento e riquezas, pilares fundamentais do 13º Congresso GIFE.
Quer saber mais sobre os programas da Fundação Itaú?
Visite fundacaoitau.org.br.

Desconcentrar para transformar: o que esperar do 13º Congresso GIFE?

O 13º Congresso GIFE se aproxima! Entre os dias 7 e 9 de maio de 2025, Fortaleza (CE) será o palco do maior encontro de investimento social privado e filantropia do Brasil, reunindo especialistas, lideranças do setor e organizações da sociedade civil e representantes do poder público para debater os desafios e oportunidades para desconcentrar poder, conhecimento e riquezas.

A programação do evento está sendo construída para refletir as urgências e desafios do nosso tempo, trazendo conversas essenciais para quem deseja entender o presente e se preparar para o futuro do setor. Entre os temas já confirmados estão:

✅ Desconcentrar para quem? Organizações negras no centro das lutas e às margens dos recursos;

✅O valor da floresta em pé – bioeconomia e um novo paradigma de desenvolvimento para pessoas, clima e a natureza;

✅ Ações Emergenciais – o apoio da sociedade civil organizada na reconstrução após crises climáticas;

✅ Desafios e oportunidades no investimento social privado para (e com) as Juventudes.

Esse é apenas um primeiro olhar sobre o que vem por aí! Ao longo das próximas semanas, traremos mais detalhes sobre a programação completa, os palestrantes e as experiências que farão do 13º Congresso GIFE um espaço fundamental para debater o futuro do investimento social privado e da filantropia no país.

Confira os primeiros destaques da programação

Acervo Mucuripe – Um Museu Comunitário que resgata histórias e territórios

#DicasGIFE –Você vai ao 13º Congresso GIFE? Aproveite a oportunidade para conhecer iniciativas que inspiram novas perspectivas sobre os territórios locais.

Fortaleza é uma cidade de contrastes, onde tradição e modernidade convivem lado a lado. No bairro do Mucuripe, onde a pesca e a luta por moradia se entrelaçam com a identidade local, um espaço singular mantém e compartilha essas histórias: o Acervo Mucuripe!

Criado em 2017 pelo artista e guia de turismo Diêgo Di Paula, o Acervo é um museu comunitário e um projeto de memória social que reúne fotografias, documentos, jornais, livros e relatos orais dos moradores da região. Muito além de um pequeno espaço expositivo, o Acervo se tornou um ponto de resistência contra o apagamento da história local e um instrumento de educação patrimonial e consciência crítica.

As visitas acontecem aos sábados, das 7h30 às 12h, e podem ser agendadas pelo telefone (85) 99957-3424 ou pelo Instagram @acervomucuripe. Além disso, é possível explorar o bairro em trilhas urbanas guiadas, uma oportunidade única de enxergar Fortaleza sob um olhar humanizado e crítico.

Endereço: Av. Álvaro Correia, 69b – Varjota, Fortaleza (CE)

Luzes do Tempo – Conheça o Mucuripe em uma experiência de realidade aumentada

#DicasGIFE – Vai ao 13º Congresso GIFE? Aproveite para conhecer o Mucuripe de um jeito inovador com o projeto “Luzes do Tempo” – um jogo gratuito em realidade aumentada que resgata a memória cultural de Fortaleza (CE).

A Igreja de São Pedro dos Pescadores, localizada na Av. Beira-Mar, 4600, é um marco histórico fundado em 1852 e símbolo da tradição pesqueira local. Por meio do jogo “Luzes do Tempo”, você descobre histórias desse patrimônio diretamente pela tela do seu celular.

Para acessar, basta escanear o QR Code disponível no mobiliário urbano em frente à igreja ou clique aqui. Não precisa baixar aplicativo, a experiência é rápida e prática, direto pelo navegador.

Inspirado na obra do pintor cearense Raimundo Cela, o jogo traz elementos virtuais que revelam detalhes históricos e culturais do Mucuripe, promovendo uma reflexão sobre a preservação da memória local.

Realizado pelo Laboratório de Experiências Digitais (LED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), com apoio da Meta, Unity Engine e IX Edital das Artes da Prefeitura de Fortaleza, o projeto une inovação, arte e pertencimento.

Projeto “Luzes do Tempo” – Realidade Aumentada

Onde: Igreja de São Pedro dos Pescadores (Av. Beira-Mar, 4600, Mucuripe)

Acesso gratuito via celular

Mais informações: @led_ufc e @rx_led

Vale: compromisso com a Sustentabilidade e enfrentamento à pobreza extrema

Integrar a sustentabilidade em seus negócios, construir um legado econômico, social e ambiental forte e positivo e mitigar os impactos de suas operações é o compromisso público assumido pela Vale, com a ambição social de ser uma empresa parceira no desenvolvimento de comunidades autônomas, engajada em temas relevantes para a humanidade. 

O ODS1 remete especificamente à erradicação da pobreza em todas as suas formas, tendo como lema “não deixar ninguém para trás”. Ele expressa o fato de que o desenvolvimento econômico, exclusivamente, não se traduz em acesso a direitos e serviços essenciais para todos.  Mesmo em programas sociais robustos de universalização de direitos essenciais, há grupos – como as populações negras, mulheres, povos originários, pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIA+, entre outras – que são sistematicamente deixados para trás.  

A Vale respondeu a esse chamado estabelecendo um desafiador compromisso de enfrentamento à pobreza extrema. E agora soma aos investimentos sociais que já realiza, um olhar voltado especialmente para pessoas que têm sido sistematicamente deixadas pra trás. Desafio que compreende a pobreza como um fenômeno multidimensional, que envolve a privação de outros direitos essenciais, além da renda, e que assume diferentes formas em contextos rurais, urbanos e de floresta.

A Vale propões uma atuação em rede, em que a inteligência coletiva de empresas, da filantropia, da academia e da sociedade civil se soma ao poder público, sendo capaz de produzir soluções inovadoras em escala para fortalecer as políticas públicas, deixando um legado de longo prazo.

Saiba mais acessando: https://vale.com/pt/juntoscontraapobreza