Integrar a sustentabilidade em seus negócios, construir um legado econômico, social e ambiental forte e positivo e mitigar os impactos de suas operações é o compromisso público assumido pela Vale, com a ambição social de ser uma empresa parceira no desenvolvimento de comunidades autônomas, engajada em temas relevantes para a humanidade.
O ODS1 remete especificamente à erradicação da pobreza em todas as suas formas, tendo como lema “não deixar ninguém para trás”. Ele expressa o fato de que o desenvolvimento econômico, exclusivamente, não se traduz em acesso a direitos e serviços essenciais para todos. Mesmo em programas sociais robustos de universalização de direitos essenciais, há grupos – como as populações negras, mulheres, povos originários, pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIA+, entre outras – que são sistematicamente deixados para trás.
A Vale respondeu a esse chamado estabelecendo um desafiador compromisso de enfrentamento à pobreza extrema. E agora soma aos investimentos sociais que já realiza, um olhar voltado especialmente para pessoas que têm sido sistematicamente deixadas pra trás. Desafio que compreende a pobreza como um fenômeno multidimensional, que envolve a privação de outros direitos essenciais, além da renda, e que assume diferentes formas em contextos rurais, urbanos e de floresta.
A Vale propões uma atuação em rede, em que a inteligência coletiva de empresas, da filantropia, da academia e da sociedade civil se soma ao poder público, sendo capaz de produzir soluções inovadoras em escala para fortalecer as políticas públicas, deixando um legado de longo prazo.
Saiba mais acessando: https://vale.com/pt/juntoscontraapobreza