Pobreza Multidimensional e a importância de compreender, medir e monitorar resultados para uma ação mais eticamente integrada

O painel propõe um mergulho na compreensão da pobreza como fenômeno complexo e multidimensional, que ultrapassa os limites da renda para abranger dimensões como acesso à educação, saúde, segurança, moradia digna e saneamento, mobilidade e inclusão produtiva. Em um contexto de desigualdades crescentes e de concentração de oportunidades, pensar a pobreza de forma ampliada é essencial para formular respostas mais justas e eficazes, também alinhadas às realidades de cada território.

Ao incorporar essa lente, investidores sociais, organizações do terceiro setor e formuladores de políticas públicas ampliam sua capacidade de agir, eticamente reconhecendo as múltiplas privações que limitam vidas, vozes e futuros. Isso exige, no entanto, que as ferramentas de medição e monitoramento sejam não apenas robustas e técnicas, mas também contextualizadas, legítimas e sensíveis às singularidades locais.

O painel convida à reflexão sobre a multidimensionalidade da pobreza, bem como suscitar formas de medir e agir estrategicamente e transformadora a partir de uma abordagem holística do problema. Como os dados podem ser usados para reduzir desigualdades — e não apenas para descrevê-las? Quais experiências têm conseguido transformar diagnósticos em ação efetiva? E como essa perspectiva pode contribuir para desconcentrar poder, conhecimento e recursos, ao valorizar as vozes e experiências da ponta? É a responder essas questões a que se dirige esse painel.

//